top of page

A Universidade

Fundada em 1908 sob o lema do Instituto Gammon (“Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”), a Escola Agrícola de Lavras passou a ser chamada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1938. A federalização ocorreu em 1963. Foi em 1994 que a instituição tornou-se universidade, hoje conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA).  Essa trajetória teve início com a concretização dos ideais de seu fundador, Dr. Samuel Rhea Gammon, e de seu primeiro diretor, Dr. Benjamim Harris Hunnicutt.

​A UFLA não somente foi capaz de fazer história ao longo do tempo, mas, sobretudo, preparar-se para, neste milênio, exercer com eficiência seu papel social no ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviços em uma das áreas mais estratégicas para toda nação – a área das Ciências Agrárias – que, entre outros importantes aspectos, lida com a produção de alimentos, madeira, fibras, medicamentos e energia renovável, sempre diante do desafio de explorar os recursos naturais em harmonia com a preservação ambiental. A Universidade está preparada para sua continuada e eficaz atuação em área tão vital para o Brasil, pois, além de estar assentada em bases sólidas, apresenta a disponibilidade do meio mais importante para o sucesso.

ufla-oficial-2.jpg
aerea-campus.jpg
logo-ufla-transparente.png
den.jpg
logo_den_red.jpg

O Departamento

O Departamento de Entomologia foi criado em 1996, mas atua desde 1973 como parte do antigo Departamento de Fitossanidade. Oferece disciplinas de graduação para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e Zootecnia. Em nível de Mestrado e Doutorado, coordena o programa de Entomologia, com o objetivo de formar pesquisadores, docentes e técnicos especializados na área de concentração em Entomologia Agrícola. 

O curso de Mestrado em Agronomia/Entomologia foi implantado na Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), em março de 1984 como uma das subáreas do curso de Mestrado em Agronomia/Fitossanidade. Em 1996 a subárea de Entomologia foi transformada em curso de Mestrado em Entomologia e em 1999 iniciou-se o curso de Doutorado. Em 2013, o nome do programa passou de Agronomia/Entomologia para Entomologia, e novas linhas de pesquisa foram criadas.

Os tópicos abordados pelo programa incluem desde morfologia, fisiologia, ecologia e sistemática de insetos, até o seu uso no controle e manejo integrado de pragas. Os estudantes são encorajados a desenvolverem trabalhos em campo e aprender a partir de suas próprias experiências.

bottom of page